O ser-humano é descrito como um ser senciente detentor de cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. É apenas por meio deles que somos capazes de compreender o mundo ao nosso redor, nos levando a entender e pensar a nossa vida da forma que fazemos. Por isso, a relação entre o design e esses sentidos é absolutamente direta já que todo tipo de produto ou serviço de design será utilizado por seres humanos.
Não à tôa, me lembro até hoje da palestra do professor João Bonelli na minha aula de "Questões de Design de Mídias Digitais", no 1º período da graduação, quando ele disse que "o designer é especialista em ser-humano". Hoje em dia, 5 semestres depois, entendo exatamente o que isso quer dizer. As soluções de design que consideram aspectos visuais, auditivos, olfativos, palatáveis e táteis são aquelas que irão cumprir melhor suas funções.
1. Aspectos Visuais
A visualidade e o design possuem a relação mais fácil de ser explicada, uma vez que a "comunicação visual" é uma área clássica dessa disciplina. As marcas, as estampas de roupa, o estofado de cadeiras, a sinalização das ruas... tudo isso se baseia em preceitos de linguagem que pressupõem uma alfabetização visual coletiva. No entanto, apenas um designer bem qualificado fará bom uso desse léxico nas suas utilizações.
Como referência, cito aqui um livro altamente complexo sobre esse assunto que li há um ano atrás. Embora seja uma leitura difícil, o que consegui entender foi muito rico para a minha forma de compreensão do design.
Imagem da capa do livro "Sintaxe da linguagem visual" de Donis A. Dondis.
2. Aspecto Auditivo
Aqui, vale citar o "sound design" e tudo o que engloba o universo auditivo como forma principal de compreensão. É uma área muito cara a quem é deficiente visual, já que eles contam fortemente com a audição para navegar em aplicativos, utilizar navegadores de internet e se comunicar com outros seres-humanos. Como exemplo, destaco aqui uma referência metalinguística: um podcast sobre design chamado "Diagrama" e o seu spin-off chamado "Polígono". Coloquei logo abaixo o episódio que me fez conhecê-los, onde eles falam sobre "O papel do feio no Design".
Capa e descrição do episódio 4, "O feio no design", do podcast "Polígono".
3. Aspecto Olfativo
O olfato é um dos sentidos mais negligenciados pelos próprios humanos, aparecendo apenas como adereço nos casos de perfumaria. As embalagens dos perfumes mais chiques são parte de uma área de design bem clássica do projeto de produto, com objetos complexos que comunicam a ideia que se quer passar com aquele cheiro desenvolvido. O design, aqui, aparece como a ponte que conecta o projeto de embalagem desenvolvido e o perfume enquanto tecnologia olfativa.
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Embalagem do perfume "Good Girl" da Carolina Herrera. |
4. Aspecto Palatável
Durante a aula de "Projeto Avançado 4 - Planejamento e Estratégia", a professora Joana Pessoa Mota recomendou diversas vezes que eu assistisse o "Chef's Table" para perceber semelhanças entre o processo criativo de um chefe de cozinha e o processo criativo de um designer. Essa série da Netflix coloca como personagem principal de cada episódio um chefe renomado que fundou um restaurante a partir de um conceito. Os pratos todos seguem esse conceito e são experienciados pelos clientes. O sucesso desse projeto é, portanto, consequência da satisfação dos clientes com aquela refeição que representa mais do que só uma comida.
Printscreen do trailer de Chef's Table no youtube. Disponível nesse link.
5. Aspecto Tátil
Nos estudos de design de mídia digital é comum ouvirmos falar sobre ubiquidade, ou seja:
(Substantivo feminino) Característica do que existe ou está praticamente na maioria dos lugares
– Disponível em Dicio.com
Por isso, para falar do aspecto tátil do design, já penso diretamente na pega e na firmeza que é necessária para a boa funcionalidade de alguns objetos cotidianos, como a maçaneta. Ela é necessária para toda porta se abrir e se fechar e, geralmente, não é algo para o qual as pessoas se atentam. No entanto, existe um complexidade de questões de design que podem ser estudadas com esse objeto.
Tipos de maçaneta e fechadura exibidas no site The Spruce
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